history, make, and rarely image

olá!
nesse mês de férias, dediquei alguns dias e noites á filmes baseados em mulheres reais, mulheres que escavaram a duras penas um lugar nos murais da história. a maioria dos longas está disponível no youtube, facebook, netflix e outros. uma frase que rola muito aqui no we heart it e em outros veículos é a afirmativa de que a história faz coisas estranhas com mulheres mortas. somos frequentemente apagadas e invisibilizadas mesmo após a realização dos mais notáveis feitos. Por isso, considero importante demais que todas as figuras esquecidas sejam celebradas e acesas apesar das sombras, sendo trazidas a luz por obras de arte, como o cinema.
eis a listinha:

♢ batalha por sevastopol (disponível no youtube, legendado)

o filme acompanha a história de Lyudmila Pavlichenko, sniper do exército vermelho, que lutou contra tropas de Hitler e foi responsável pela morte de 309 nazistas. Conhecemos não só os bastidores e as linhas de frente da guerra, mas também a família, amores, sonhos e traumas da atiradora. reitera o questionamento do papel feminino na guerra, e como uma mulher é percebida pelos olhares gerais quando se associa a um campo predominantemente masculino, o das batalhas.

movie, historicalwomen, and battleforsevastopol image
"Cada alemão que permanecer vivo matará mulheres, crianças e velhos. Os alemães (nazistas) mortos são inofensivos. Por isso, ao matar um deles, estou salvando vidas".
battle for sevastopol and sergei mokritsky image

♢ Nise: o coração da loucura (disponível no youtube)

o drama se passa em 1950, quando a psiquiatra brasileira Nise da Silveira, única acadêmica mulher entre os 100 homens de sua faculdade, começa a trabalhar em um setor renegado de um hospital psiquiátrico. cercada por médicos cujos métodos de trabalho eram a lobotomia e o eletrochoque, Nise se opôs ao sadismo através de um tratamento humanizado pautado na arte. presenciamos a evolução dos pacientes e também dos cuidadores, em uma época não tão distante em que os chamados “loucos” eram trancafiados e animalizados. Nise, com seu jeito tranquilo e acolhedor, respondeu a desumanização da psiquiatria do período com a mais simples das qualidades: sendo apenas uma humana em meio a seres humanos.

brasil, period, and mulhereshistóricas image
“Meu instrumento é o pincel. O seu, o picador de gelo”
nisedasilveira, brasil, and period image

♢ o coração corajoso de Irena Sendler (disponível no facebook)

em Varsónia, na Polônia de 1940, um gueto é murado na criação de um enclave para judeus a espera de relocação. a transferência era, na verdade, para os campos de concentração de Hitler, vendidos como campos de trabalho. nesse cenário, a católica e assistente social Irena Sendler atua como enfermeira e voluntária. Percebendo a realidade das intenções da Alemanha, ela começa por contra própria, unida a um pequeno grupo de ajuda, a contrabandear crianças e bebês para fora do Gueto antes que fossem deportados. conhecida como o Anjo do Gueto de Varsóvia, Irena foi responsável por salvar cerca de 2500 crianças judias.

movie, historicalwomen, and irenasendler image
“Se você vê um homem se afogando, você deve tentar salvá-lo, mesmo se não souber nadar.”

♢ the story of Rosa Parks (disponível no youtube em inglês)

infelizmente, só o encontrei em inglês, por ser antigo. é imprescindível para entender o episódio da segregação racial nos EUA e seus reflexos. Rosa Parks é uma mulher simples, extremamente católica, que desde pequena acreditou na igualdade entre as pessoas independentemente de suas diferenças. a vida dela se transforma quando se recusa a ceder seu assento de ônibus a um homem branco, tornando-se símbolo da resistência negra e provocando ondas de debates e greves nem todo país.

movie, historicalwomen, and rosaparks image
“eu gostaria de ser lembrada como uma pessoa que queria ser livre… para que outros também pudessem ser livres.”

♢ Hebe (minissérie da globo e filme)

Hebe Camargo bate de frente com a censura e, ao tentar recobrar as forças para continuar trabalhando após sua demissão, transporta-se para o passado e relembra o caminho que percorreu até o estrelato. a personalidade bem humorada e única da apresentadora apaixona tanto na cenas da juventude quanto da velhice. as atrizes encarnam a loira em trejeitos, voz, modo de falar e linguagem corporal. Depois de dois episódios nas últimas quintas-feiras na globo, não pretendo parar de acompanhar a trajetória da estrela do Brasil.

brasil, perioddrama, and mulhereshistóricas image
“posso até morrer daqui a pouco, que vou morrer feliz da vida”
brasil, hebe, and hebecamargo image

♢ Vita e Virgínia (disponível no youtube)

aqui nos diferenciamos da atmosfera biográfica para um romance. a obra retrata o período de uma história real de amor entre as escritoras Virginia Woolf e Vita Sackville-West, em uma 1922 dividida entre os boêmios libertinos e a sociedade conservadora. baseado nas cartas trocadas pelas autoras, temos na tela o correr das mais belas pinturas e poemas no formato de um filme. as personalidades opostas das mulheres cativam e inspiram encanto, assim como a fotografia e a paleta de cores. com o romance proibido, ele debate o papel da mulher no casamento, na vida social e na literatura.

movie, romance, and virginia image
“- ela te faz querer viver ou escrever? - ambos.”
movie, virginiawoolf, and historicalwomen image

bom cineminha em casa!

hair, vintage, and photography image