❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀

Assim eram os modestos primórdios do fim do mundo: a ausência de sonhos.

barefoot, dark, and fairy tale image
fairy image
O tempo pode correr para te alcançar antes que você esteja pronto. Mas o que podemos fazer? Pedir para que ele espere?

Indispensável pra quem gosta de fantasia e de mundos extraordinários e bem construídos, As Fadas de Dreamdark é uma tapeçaria emaranhada de fios reluzentes de sonhos enredando letras. A capa não faz jus a narrativa que comporta, nem os erros de digitação e conjugação da tradutora. Tem doses de As Crônicas de Spiderwick e outras ficções infanto-juvenis, mas bem diluídas na obra por uma voz madura que conduz o enredo com a maestria de uma contadora de histórias. Uma vez que começamos a acompanhar a pequena fada Magpie e sua família de corvos na caça de um demônio antigo, não conseguimos nos desvencilhar das páginas. Adentramos um mundo com uma mitologia de criação, criaturas místicas e histórias dentro da própria história em um intertexto fabuloso. Podemos sentir claramente como é estar acomodado na pele de um falcão, dentro do corpo de um corvo ou sendo uma sombra movida através das eras apenas por ódio. A Floresta de Dreamdark, refúgio das fadas escondidas dos Hominis (humanos), possui mágica vibrante e atrativa em cada pequeno fragmento de detalhe.

aesthetic, fuego, and magic image
magic, mystic, and wizard image
spiderwick. fantasy. image
- Apenas uma criatura baixa... - Nós não fizemos nenhuma criatura baixa. Se você é baixo, é porque escolheu se rastejar. Você é baixo?

tem como largar ou não querer saber mais. Não só toda a dimensão criada é apaixonante, mas também os personagens, extremamente cativantes com seus objetivos simples e características únicas. A protagonista é uma matadora de demônios do tamanho de um polegar que combina determinação absoluta e uma humildade que a permite se arrepender dos erros e pedir desculpas. Ela não hesita em fazer o certo, mesmo que esteja sozinha na jornada e mesmo que digam que é impossível. Astuta, leal, inteligente e ferina sem deixar de ser doce e brincalhona, essa é Magpie Windwitch. Os corvos falantes são como membros de qualquer família amorosa, com a pequena diferença de serem cobertos de penas negras. Outros personagens secundários também encantam: seja uma curandeira quase tão velha quanto o mundo, um pequeno ser similar a uma ratazana ou uma fada que conversa com as plantas (e é respondida).

black and fantasy image
sword, warrior, and aesthetic image aesthetic, blue, and feather image

Talon, um príncipe solitário e melancólico, refresca a narrativa com sua personalidade cheia de elementos a serem explorados. As interações dele com Magpie fazem ora rir com gosto, ora sorrir com um pequeno suspiro apaixonado. E o vilão... Nunca pensei que me assustaria com um livro de fantasia infanto-juvenil. Mas esse vilão consegue soprar uma frieza e fome que criam uma atmosfera de medo, terror. Até outras criaturas vis menores conseguem assustar e repudiar: um ser que come a própria carne para abrir um buraco para os lábios cheios de feridas é de enojar.

Mesmo parecendo tão infantil e despretensiosa, a história surpreende com ensinamentos sobre a importância dos sonhos, da lealdade, da família, da determinação e da coragem. Às vezes, precisamos de história açucaradas, permeadas o amargo da realidade, mas embaladas em ondas de magia e esperança que nos carregam e nos alegram, desejando um final feliz.

Dream, fairy, and fairytale image cosy, cottage, and enchanted image aesthetic, beautiful, and clouds image aesthetic, flowers, and purple image
- O mundo está chegando ao fim há muito tempo. Tudo termina. As coisas são construídas, depois elas existem, depois elas escorregam pela longa encosta do nada, de volta ao nada que existia antes. - Então temos que impedir!

❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀❀