Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se. (Provérbios 25:28)

Uma cidade sem muros fica mais vulnerável aos ataques do inimigo, qualquer um pode entrar e sair a todo momento. Precisamos aprender a dominar a nós mesmo para que o inimigo não avance nas nossas vidas.

1. Domine sua carne - Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. (Romanos 8:8)
Dominar a carne significa dizer não para os desejos pecaminosos, cada vez que você diz não você está dizendo para sua carne que você não é controlado pelos seus impulsos, mas sim, pelo Espírito Santo.

2. Domine a sua lingua - Quando são muitas as palavras, o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato.
(Provérbios 10:19)

As nossas palavras tem o poder de ferir as pessoas ao nosso redor, escolha palavras que edifiquem aqueles que estão próximos a voce, escolha abençoar ao invés de amaldiçoar. Quantas vezes alguem te feriu com uma simples palavra? Voce provavelmente conhece alguém que fala demais, e todo mundo sabe que quem fala demais acaba falando besteira. Escolha ser prudente nas suas palavras, não seja insensato. Nós temos uma boca e dois ouvidos, então fale menos e escute mais.

3. Domine sua ira - Não permita que a ira domine depressa o seu espírito, pois a ira se aloja no íntimo dos tolos. (Eclesiastes 7:9)
Durante uma discussão voce já agiu no calor do momento e depois se arrependeu? Pois é, quem nunca?! Por isso a bíblia nos alerta a respeito da ira, ela pode nos levar a pecar e magoar as pessoas que amamos. Quando estamos com raiva ou nervosos nós não pensamos direito, e é nesses momentos que precisamos deixar o Espírito Santo agir e controlar a fera que há em nós.

4. Domine seus pensamentos - Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, (Marcos 7:21)
As nossas atitudes são determinadas pelos nossos pensamentos, tudo começa na nossa mente. Pense sobre oque voce tem pensado ultimamente. Avalie sua mente e domine seus pensamentos, o diabo tem prazer em dominar a sua mente, pois ele sabe o poder que os seus pensamentos tem sobre a sua vida.

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e Domínio Próprio. Contra essas coisas não há lei. (Gálatas 5:22‭-‬23)

Para acompanhar mais sobre a série de textos Os Frutos do Espírito siga @TeuFluir no instagram <3

confira os meus outros articles <3